quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Hipotiroidismo e Gravidez

Um dia pões a tua médica de família em alvoroço, ontem foi o dia!

As minhas análises não revelaram nada de novo, nada que o ginecologista não tivesse já mencionado. Os meus valores da tiróide estão alterados e precisam de ser controlados.
O ginecologista tinha avisado "ah e tal vão dizer-lhe que não é para medicar, não vá nessa e insista, com estes valores não lhe fazem nenhum tratamento de fertilidade". Dito e feito!
Cheguei à minha médica (que eu gosto muito por sinal) com as análises e já com todo um discurso preparado, a médica olhou para os valores e disse ah isto é um valor subclínico não precisa de medicação. Lá expliquei à médica que tinha mesmo que medicar que mesmo os valores não sendo muito elevados não são compatíveis com uma gravidez. A médica disse com a honestidade que lhe adoro que não fazia a menor ideia com que dose me medicar, pediu conselho a outra colega que disse exactamente o mesmo. Solução, ser encaminhada para endocrinologia. Lá apelei e disse que queria mesmo ser medicada pois em Março, na consulta, queria levar os valores certinhos. A minha médica, (já disse que gosto muito dela?) lá conseguiu ligar para uma amiga endocrinologista que me medicou via telefone :)
Daqui a 6 semanas temos novas análises para ver como a coisa anda.

Em resumo, anda por aqui um hipotiroidismo subclínico que não dá sintomas mas que aumenta a dificuldade em engravidar e aumenta o risco de aborto, tudo coisinhas a evitar!
Já está a ser atacado com uma dose mínima e esperemos que se oriente. 
Parte chata, a medicação será para a vida toda e pode provocar alterações de peso. Hoje queria pesar-me para controlar mas não tenho balança e não tive tempo de passar numa farmácia. Tenho que tratar disso. Quero muito engravidar mas gostava de deixar a fase pequeno cachalote para esses 9 meses.

2 comentários:

  1. Foi-me diagnosticado hipotiroidismo quando tinha 17 anos e desde então o meu ritual matinal é fazer a medicação em jejum, já lá vão 20 anos. Foi preciso bastante tempo para conseguir estabilizar, mas a dose que tomo não é residual. Faço Eutirox 100 e antes de este ser lançado no mercado nacional tomei Thyrax em várias dosagens que estavam sempre a variar. A descoberta foi casual quando andava a tentar descobrir porque só tinha menstruado uma vez. Tinha um peso perfeitamente normal para a minha altura e assim permaneceu mais uns 5 anos. O endocrinologista dizia que fazendo a medicação iria até perder mais peso e aconteceu o oposto. Atualmente tenho uns 25 kg a mais do que deveria e uma grande dificuldade em emagrecer. Não é a medicação que provoca alterações de peso, é a própria doença, se não estiver controlada.

    Depois do diagnóstico percebi que tinha alguns sintomas da doença, contudo nunca tinha feito essa associação. Nessa altura nem se falava muito no assunto.

    É importante que tomes cerca de 30 minutos antes do pequeno almoço. Tive um endocrinologista que dizia que em caso de esquecimento de um comprimido, logo que lembrasse deveria tomar, porque o mais importante é que o organismo receba diariamente a tiroxina. A falha de um dia pode comprometer meses de uma toma regular. Não é nada difícil adotar esse hábito, é algo que passa a fazer parte de nós.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a fazer Eutirox 50, a mim não me disseram que dava para emagrecer, disseram-me que podia oscilar de peso tanto para um lado como para o outro, a ver vamos. Espero conseguir controlar isto o quanto antes.
    Beijinho

    ResponderEliminar