quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Plano de Emergência




Este buraco negro onde me tenho encontrado nos últimos dias, bem como algumas coisas que tenho lido por esta internet fora, puseram-me a pensar numa questão de extrema importância. 

Ora a minha vida é feita a dois já há uns bons anos, e espero que assim continue e que esta nuvem negra passe, mas imaginado que não passa, imaginado que de hoje para amanhã teria que fazer malas e ir à minha vidinha pergunto-me como pagaria eu as minhas contas?

Calma almas inquietas, eu não vivo às custas do senhor meu homem. Mas mudar de casa e de vida é coisa para ficar caro, viver sozinho é obviamente, em termos financeiros, mais complicado. 

Pelo que andei a ler por aí, todos deveríamos ter um dinheiro guardado que nos permitisse viver durante seis meses sem nenhum rendimento mensal. E não se trata de divórcios, pode ser uma doença o desemprego ou outro imprevisto qualquer. 

Ora esta alma que vos escreve leu isto e pensou "é que nem 2 meses quanto mais 6"!

Nesta casa o dinheiro ao fim do mês já foi quase todo ou muitos meses todo mesmo e pôr de lado é tarefa difícil. Este último ano, por variados imprevistos que não vêm agora ao caso, foi tenebroso em termos financeiros obrigando mesmo a usar alguns extras no final do ano.

Fiquei a pensar também, e não sei se sou só eu ou se é uma coisa mais generalizada, que não tenho poupanças que sejam minhas, só minhas. Tenho poupanças com o esposo (muito tristinhas) mas algo que seja só meu e que me valha em caso de separação não tenho.

Isto tudo levou-me a criar uma resolução de ano novo, eu que nem sou dada a estas coisas! Até ao final do ano vou criar um plano de emergência só meu. Estive a fazer contas, muito por alto, e subtraindo já algum que seria dividido em caso de separação, preciso de fazer uma vaquinha de 3000 euros.

Outra resolução, é fazer as contas para os dois com as despesas actuais, e somar a uma das poupanças o que faltar para atingir o mesmo.

Claro que nesta segunda resolução espero ter a ajuda do marido :)
Quando deixarmos de estar mudos um para o outro tenho que lhe falar disto!

E por aí alguém tem este fundo de emergência?? Sugestões aceitam-se!





3 comentários:

  1. Tenho algum de lado, mas plano de emergência não tenho... Em minha casa o maior rendimento vem da parte do meu marido sem dúvida nenhuma. Mas também não consigo imaginar a minha vida sem ele... se algum dia tiver que pensar nisso logos e vê.

    Primeiro têm que deixar de estar mudos um para o outro e depois, mais dia menos dia, tudo se resolve :)

    Beijinho e vais ver que rapidamente a nuvem negra desaparecerá

    ResponderEliminar
  2. Minha linda a questão é mesmo essa, não nos imaginamos sem eles mas pode acontecer ou pode acontecer um imprevisto qualquer. Não quis com este post ser fatalista hehehe mas sim ver o lado prático da coisa. Antes de sermos um casal somos seres únicos e individuais e ambos temos que ter a capacidade de "sobreviver" sozinhos.
    Hoje de manhã acho que já tive um beijo de bom dia lol ou então sonhei que tive hehehe podem ser alguns progressos :)

    ResponderEliminar
  3. Inspira, respira e não pira!! Nem sempre é fácil, mas é obrigatório para manter a sanidade mental neste caminho tortuoso que é o nosso!!
    O fundo de emergência é mesmo isso, para uma emergência, e todos nós devíamos ter, mas isto hoje em dia não é fácil!! Boa sorte na tua nova resolução!! :)

    Com beijinhos de bom dia é sempre mais fácil para perder o mutismo!! :) Tudo se resolve a conversar... têm é de o fazer! Ehehe :)

    Um beijinho e um bom dia :)

    ResponderEliminar